Ingredientes
- Para fazer este prato, alguns ingredientes serão difíceis de encontrar por aí. Talvez os encontre em lojas especializadas em ingredientes africanos.
- - 1 galinha caipira (é como chamamos as galinhas criadas soltas, nos quintais)
- - sal
- - 2 dentes de alho
- - suco de 1 limão
- - 4 colheres (de sopa de óleo vegetal
- - 4 colheres (de sopa) de azeite dendê
- - 1 cebola cebola grande picada
- - ½ kg de camarões secos descascados, inteiros
- - 100 g de castanha de caju torrada e moída
- - coentro (coriandre)
- - pimenta a gosto
Preparação
- Limpe a galinha e corte nas articulações. Tempere com sal, alho e limão e deixe descansar, pegando o gosto dos temperos, por uma hora ou mais. Coloque o óleo vegetal numa panela de tamanho adequado, deixe aquecer e frite os pedaços de galinha, aos poucos, de 3 em 3 pedaços, até que fiquem todos dourados. Junte todos na panela e coloque o alho, a cebola, as castanhas e os camarões secos. Refogue bem. Junte água aos poucos, até cozinhar a galinha. Estando pronto, acrescente o dendê e o coentro, deixando cozinhar mais 5 minutos.
- Observações: Você pode substituir a galinha por frango, mas não fica tão bom. Se não encontrar galinha caipira, use a galinha de granja. A castanha de caju pode ser substituída por amendoim. Quanto à substituição dos camarões secos, já fica mais difícil. O que faço às vezes, é comprar camarões pequenos e fritá-los no azeite de oliva e um pouco de sal, no dia anterior, deixando-os sobre um papel-toalha, até o dia seguinte, quando os uso.Nesse caso, deixe para colocá-los mais tarde na panela, quando estiver quase no ponto, mas ainda faltando uns 20 minutos para acabar de cozinhar a galinha. Quanto ao dendê, não há substituições, mas você pode ver se encontra nas lojas para africanos. Se encontrar camarões secos (pode ser que encontre nas mesmas lojas), coloque-os por 10 minutos no forno, antes de tentar descacá-los.