Ingredientes
- Para 6 a 8 pessoas
- 3 caudas de lavagante congeladas (cozidas e sem a casca)
- 1 alho francês
- 2 cenouras
- 1 talo de aipo
- 40 g de Vaqueiro
- 100 g de cebolinhas congeladas
- 4 dl de vinho branco
- 1 l de água
- sal
- mistura de pimentas
- 3 gemas
- 2 dl de natas
- tomilho limão
Preparação
- Ponha as caudas de lavagante a descongelar.
- Corte o alho francês em rodelas, lave em água corrente e escorra. Pele as cenouras, e rale-as num crivo largo ou corte-as em palitos finos. Lave o talo de aipo e corte em fatias.
- Deite os legumes numa panela, junte a Vaqueiro e leve a estufar, tapado, sobre lume brando. Passados 5 minutos, junte ascebolinhas congeladas, regue com o vinho e a água a ferver. Tempere com sal e mistura de pimentas, moída na altura e deixe ferver durante 20 minutos. Bata as gemas com as natas e reserve. Corte as caudas de lavagante em fatias.
- Para evitar que a mistura de natas e gemas talhe, adicione-lhe um pouco do caldo, misture bem e deite em seguida na sopa, mexendo. Deixe retomar fervura, rectifique o sal e a pimenta se achar necessário e deixe engrossar um pouco.
- Adicione os lombos de lagosta e distribua pelos pratos. Perfume com mistura de pimentas acabada de moer e folhas de tomilho limão.
- Sugestão
- Se tiver dificuldade em encontrar no mercado caudas de lavagante já cozidas, ou se quiser tornar esta sopa mais económica, pode substituí-las por lombos de lagosta congelados, semelhantes às delícias do mar, mas com o formato de lombos de lagosta.