Ingredientes
- Para 4 pessoas
- Para a massa:
- 300 g de farinha sem fermento
- 150 g de margarina Vaqueiro
- ½ dl de água
- 50 g de açúcar
- Para o recheio:
- 600 g de morangos
- 100 g de açúcar
- limão
- 500 g de queijo Brie
- açúcar em pó
- canela em pó
- limão
Preparação
- Misture a farinha com a margarina Vaqueiro em bocadinhos até obter algo parecido com uma areia. Junte o açúcar e adicione a água. Amasse até ligar a massa. Molde em bola e deixe repousar 1 hora, ou mais, no frigorifico. Quando precisar de a utilizar retire-a com 1 hora de antecedência.
- Estenda a massa com o rolo numa placa com a espessura de cerca de 4 mm e forre uma tarteira de 25 cm. Pique o fundo com um garfo e reserve de novo no frigorífico.
- Ligue o forno e regule-o para os 180º C. Cubra a massa com folha de alumínio e encha com feijões ou algo similar (serve para não deixar a massa empolar durante a cozedura). Leve a cozer durante cerca de 30 minutos, retire os feijões e a folha de alumínio e reserve.
- Lave os morangos, retire-lhes os pés e deite-os numa caçarola. Leve ao lume com o açúcar durante cerca de 30 minutos. Retire do lume e regue com algumas gotas de sumo de limão.Corte o queijo brie em fatias finas e cubra todo o fundo da tarte, polvilhe com açúcar e canela, em pó. Por cima deite a compota de morangos. Reduza a temperatura do forno para 125º C e leve a cozer durante 15 minutos. Sirva quente.
- Sugestão
- É importante que esta tarte não arrefeça pois o queijo endurece perdendo a textura cremosa. Se preferir pode fundir o queijo na tarte e cobrir com a compota à temperatura ambiente na altura de servir.