Ingredientes
- Para 4 pessoas
- Para a massa:
- 150 g de farinha
- 150 g de farinha integral
- 80 g de açúcar amarelo
- 150 g de margarina Vaqueiro
- 1 ovo grande
- Para o recheio de maçãs:
- 1 kg de maçãs reinetas
- 150 g de açúcar
- 1 pau de canela
- Para o creme:
- 3 dl de leite
- 2 ovos
- 1 colher de sopa de maisena
- 50 g de açúcar
Preparação
- Misture as farinhas com o açúcar amarelo, adicione a margarina Vaqueiro em bocadinhos e trabalhe tudo com as pontas dos dedos até obter uma areia grossa. Junte o ovo e ligue tudo rapidamente. Molde a massa em bola e deixe-a a descansar enquanto prepara o recheio de maçãs.
- Descasque e retire os caroços às maçãs e corte-as em lâminas para dentro de um tacho. Junte o açúcar e o pau de canela, tape e leve a cozer sobre lume brando até as maçãs se começarem a desfazer. Mexa de vez em quando.
- Entretanto, estenda a massa e forre uma tarteira, com o fundo móvel e 26 cm de diâmetro. Pique o fundo com um garfo e coza durante cerca de 20 minutos em forno moderado (200°C).
- Noutro tachinho deite o leite, as gemas, a maisena e 40 g de açúcar. Misture bem e leve a lume brando, mexendo sempre com umas varas de arames, até engrossar. Retire do calor e deixe arrefecer.
- Retire o pau de canela e deite o recheio de maçãs na caixa de massa, depois de ambos estarem frios, alisando a superfície com a ajuda de uma espátula de metal.
- Bata as claras em castelo bem firme, junte o restante açúcar e continue a bater até obter um merengue espesso. Espalhe sobre a superfície da tarte, alisando bem e leve ao grelhador do forno para alourar.
- Sirva a tarte à temperatura ambiente ou bem fresca.