Ingredientes
- Para 6 a 8 pessoas
- 250 g de farinha
- 40 g de açúcar em pó
- sal
- 145 g de margarina Vaqueiro
- 0,5 dl de água
- 200 g de chocolate amargo
- 36 ginjas de conserva
- 150 g de natas
- 50 g de leite
- 1 ovo
- cacau em pó
- 6 folhas de hortelã
Preparação
- Peneire a farinha juntamente com o açúcar em pó e uma pitada de salfino para dentro de uma tigela. Junte a margarina Vaqueiro em bocadinhos, e trabalhe a massa rapidamente com as pontas dos dedos, até obter uma areia grossa. Adicione aágua a pouco e pouco, forme uma bola, embrulhe em película aderente e guarde no frigorífico durante 1 hora. Entretanto, parta ochocolate em bocadinhos, escorra as ginjas sobre papel absorvente e ligue o forno a 210º C.
- Polvilhe com farinha a superfície da mesa e estenda a massa com o rolo numa placa com 2 milímetros de espessura. Forre a forma e pique o fundo, cubra com folha de alumínio e coloque por cima feijões secos para a massa não enfolar.
- Leve ao forno a cozer durante 10 minutos. Ao fim desse tempo retire os feijões e a folha de alumínio. Pique a massa com um garfo, diminua a temperatura do forno para 150º C e leve ao forno mais 10 minutos.
- Ferva as natas com o leite, deite por cima do chocolatee mexa até este derreter. Adicione o ovo, ligeiramente batido com um garfo, e misture bem. Espalhe as ginjas sobre a tarte, reserve 6 para decoração, e por cima deite o creme preparado. Coza mais 12 minutos em forno brando (150ºC).
- Deixe arrefecer, polvilhe com cacau em pó e decore com as ginjas reservadas e as folhas de hortelã.