Ingredientes
- uma pedra limpa; água mineral; alguns temperos.
- HISTÓRICO
- Conta a tradição popular que um dia um viajante faminto bateu à porta de uma residência e perguntou se havia algo com que pudesse matar sua fome. O dono da casa disse que não tinha nenhuma comida. Então, o viajor perguntou se poderia apenas utilizar seu fogão para fazer uma sopa de pedra, para a qual só precisaria de uma pedra e água. Sem ter como furtar-se a uma solicitação tão simplória e também com uma pontinha de curiosidade, o morador concordou. O forasteiro lavou bem uma pedra do quintal, colocou a água e deixou esquentar. Provou e disse:
- Está sem sal. O senhor pode me ceder um pouco de sal?
- E assim, colocou o sal. Provou outra vez e declarou:
- Agora acho que precisa de uma pimentinha.
- Deixou ferver um pouco e, provando novamente, exclamou:
- Hmm! Preciso de uns dentes de alho...
- E depois:
- Creio que se puser uma cenoura vai ficar com melhor sabor.
- E dessa forma, passo a passo, terminou por elaborar uma substanciosa sopa que lhe matou a fome, sem que o sovina residente pudesse negar os ingredientes.
- -
- 60 ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA: CHEGA DE ABOBRINHA
- Bem, a nossa sopa de pedra não leva os ingredientes nutritivos. Aproveita apenas o conto popular para sugerir uma sopa quase sem calorias, mas que satisfaz o apetite.
Preparação
- Ponha a pedra e a água numa panela e deixe ferver. Desligue o fogo e adicione uma dose generosa de condimentos variados. Está pronta a sua sopa de pedra. Não tem praticamente nenhum valor nutritivo, mas repõe sais minerais e pode vir a ser saborosa. É ideal para regimes de emagrecimento, desde que tomada sem exagero. O sal não deixa cair a pressão e a temperatura do líquido ajuda a preencher alguma eventual carência emocional relacionada com tomar um alimento quentinho. Procure variar nas especiarias. A pedra? Bem, a pedra não serve para nada.