Preparação
- Coze-se em água simples o feijão que se deseja, ou seja 100 gramas por pessoa, em água que cubra a dobrar o feijão. Este, que previamente esteve de molho de véspera, fervendo duas horas, deve estar cozido.
- Uma vez cozido, deita-se na panela um pouco de sal, uma cebola, pimenta, cravo de cabecinha, um raminho de salsa, meia folha de louro e um decilitro de azeite de oliveira, deixando ferver por espaço de mais de uma hora.
- Em seguida, junta-se-lhe mais o seguinte:
- -- Nabos cortados em pequenos pedaços, cabeças e ramas, cenouras aos quartos, couve-lombarda ou murceana, partida aos pedaços pequenos, deixando ferver até a hortaliça estar bem cozida.
- Serve-se em seguida, podendo ajuntar-se-lhe pão aos pedacinhos, deixando-os ferver ou deitando-os no prato, na ocasião de se servirem.
- A esta sopa há quem lhe junte arroz. Na falta de azeite, poderá ser aplicada a banha de porco, em quantidade proporcional à do azeite de oliveira.
- Há também quem faça, ou junte a este cozido, carne de porco salgada, como chispe, orelheira, etc.
- Neste caso coze-se logo com as hortaliças e depois do feijão cozido. Este prato serve-se como cozido à portuguesa, e serve de 2.o prato.