Ingredientes
- Para 4 a 6 pessoas
- 2 kg de favas (com vagem)
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 batata
- 1dl de azeite
- 1 dl de caldo de galinha
- 200 g de morcela grossa da Beira Alta
- 100 g de figos secos macios
- 2 claras
- 1 raminho de manjerona
- sal grosso
Preparação
- Tire a vagem às favas, retire-lhes o "olho". Pese 200 g das favas descascadas e escalde-as com água a ferver para retirar facilmente a pele que as envolve. Reserve-as para enfeitar a sopa.
- Descasque a cebola, o dente de alho e a batata. e pique-os. Leve a refogar com o azeite numa panela. Regue com o caldo de galinha e deixe cozer a batata. Junte as favas e o raminho de manjerona, tempere com sal e deixe cozer até as favas estarem macias.
- Triture tudo com a varinha magica e passe por um coador para que a sopa fique bem fina e cremosa.
- Leve a sopa de novo ao lume e junte as favas peladas que tinha reservado. Regue com um fio de azeite e retire a sopa do lume. Tire a pele á morcela e os pedúnculos aos figos. Numa picadora reduza ambos os ingredientes a puré. Adicione as claras e trabalhe a mistura mais um pouco.
- Leve ao lume um tacho com água, temperada com sal e deixe ferver. Molde o preparado de morcela e figos com a ajuda de duas colheres de sobremesa, como para os pastéis de bacalhau (quenelles) e introduza-os na água fervente. Deixe cozer e quando começarem a flutuar, retire-os com uma escumadeira e deixe escorrer sobre um pano. Sirva a sopa com os bolinhos preparados e acompanhe com tostas.