Ingredientes
- Para 4 pessoas
- 4 salmonetes (± 300 g cada), já limpos
- sal
- 1,2 kg de feijão verde
- 4 dentes de alho
- 0,2 dl de azeite
- 1 dl de leite gordo
- 2 colheres de sopa de Maizena
- 30 g de margarina Vaqueiro
- 0,1dl de vinagre de vinho tinto
- 1 raminho de manjerona
Preparação
- Corte os salmonetes em filetes, mantendo-lhes a pele retirando-lhes todas as espinhas com a ajuda de uma pinça. Tempere com sal e reserve no frigorífico.
- Lave o feijão verde e retire-lhe as extremidades e o fio. Corte-o em tiras e coza em água a ferver temperada com sal. Passe por água fria e escorra. Deve ficar bem macio mas verde.
- Pele e pique os dentes de alho e leve ao lume num tacho com um pouco de azeite. Adicione a manjerona e deixe fritar um pouco sem ganhar cor. Junte o feijão verde cozido e misture tudo muito bem. Salpique com a Maizena e mexa. Regue com o leite quente e deixe engrossar, mexendo. Tempere com sal e pimenta, triture com a varinha magica e reserve.
- Leve ao lume uma frigideira com a margarina Vaqueiro. Deixe aquecer, introduza os filetes e deixe alourar os filetes de salmonete, de ambos os lados, começando pelo lado da pele.
- Coloque 4 filetes na travessa de serviço com a pele voltada para baixo e por cima de cada filete espalhe o esparregado de feijão verde. Por cima do esparregado coloque os restantes filetes, com a pele voltada para cima.
- Leve de novo a frigideira ao lume e adicione o vinagre à gordura em que alourou o peixe.
- Rectifique os temperos e deite sobre os filetes.
- Sugestão
- Acompanhe com batatinhas ou arroz branco.
- O salmonete é um peixe extremamente delicado e frágil pelo que deve se deve adquirir bem (do dia de preferencia) e ter a maior atenção na sua cozedura por forma a não passar demasiado pois coze muito rapidamente.