Ingredientes
- Para o copo do Thermomix:
- * 1 l de água (10 medidas)
- * 500 g feijões verdes
- * 1 cubo de caldo ao gosto
- Para o Recipiente Varoma:
- * 4 rodelas de salmão
- * 4 Tomates cereja ou 4 rodelas de tomate
- * 2 alho-francês em rodelas finas (apenas a parte branca)
- * Uns ramos de fungo
- * Azeite para pincelar
- * 4 folhas de papel de alumínio para fazer os pacotes, ou o papel vegetal
- Para a bandeja Varoma:
- * 13 ou 15 cogumelos sem os caules
- * Pão ralado com alho e salsa
- * 100 g de pequeno presunto ou paio York
- * Azeite
- * Sal e pimenta
Preparação
- Tritura-se o presunto deixando miudinho, vel. 3-5-9. Tire e reserve.
- Põe-se o litro de água no copo e programa-se 10 min, à 100º, na vel. 2.
- Durante este tempo, preparam os papelotes. Pincele o papel de alumínio com um pouco de azeite (pela parte branca). Põe-se as rodelas de alho-francês finas e em cima as rodelas de salmão, que foram temperadas anteriormente pelos 2 lados. Lançam um fio de azeite e uns ramos de fungo e feche o papelote. Faça a mesma coisa com o resto das rodelas e coloque os papelotes no recipiente varoma.
- Sobre estes, coloca-se a bandeja da varoma com os cogumelos virados para baixo e que na cavidade posemos uma colherzinha de presunto picado, salpicado com pão ralado de alho e salsa. Coloque um pouco de azeite e tempere com sal e pimenta se for paio de Yok (se é presunto, ele suprime o sal). Tape bem o recipiente Varoma e reserve.
- Quando a água ferver, acrescentam o legume escolhido e tape. Põem o recipiente Varoma sobre a tampa e programa 20 min à Temperatura Varoma, vel. 1. Terminado este tempo, espere ligeiramente que reduza a temperatura; abre-se a varoma e verifique que os cogumelos e o peixe estão prontos. Verificam também que o legume do copo está cozido. Se não for o caso, program mais 5 min.
- Sirvam o salmão nos papelotes, acompanhado com os cogumelos e, se desejar, com tomates cereja. Sirvam o legume escorrido, com pouco azeite e de limão ou vinagre.
- NOTA: Não coloquem o caldo de cozer o legume. Pode parecer-se com uma canja.