Ingredientes
- Para 4 pessoas
- 125 g de fígados de galinha (limpos)
- 1 dl de Vinho do Porto doce
- sal
- pimenta de moinho
- 75 g de cogumelos porcini ou míscaros
- 25 g de Vaqueiro Líquida
- 150 g de massa de lasanha fresca
- água
- óleo Vaqueiro
- Para o molho béchamel:
- 30 g de Vaqueiro
- 30 g de farinha
- ± 3,5 dl de leite
- sal
- pimenta
- noz moscada
Preparação
- Tempere os fígados de galinha com o vinho do Porto, sal e pimenta.
- Aqueça a Vaqueiro Líquida numa frigideira larga e salteie aí os fígados de galinha.
- Entretanto lave os cogumelos, enxugue-os e pique em pedaços pequenos.
- Retire os fígados depois de cozinhados e, na mesma frigideira salteie os cogumelos. Entretanto, pique os fígados em pedaços pequenos e junte-os aos cogumelos. Rectifique o sal e a pimenta.
- Distribua o recheio com a ajuda de uma colher de chá, sobre metade das placas de lasanha, deixando os montinhos de recheio bem espaçados. Pincele a massa à volta com água e cubra com as restantes folhas de lasanha. Pressione com a ponta dos dedos para fazer aderir bem a massa e corte com um corta bolachas ou com uma carretilha.
- Ponha um tacho com bastante água a ferver, tempere com sal e junte um fio de óleo Vaqueiro. Coza aí os raviolini durante 6 a 7 minutos.
- Entretanto, ligue o forno e regule-o para os 200 °C.
- Derreta a Vaqueiro num tacho, junte a farinha e misture bem. Regue com o leite de uma só vez e mexa energicamente com uma vara de arames. Deixe engrossar mexendo de vez em quando. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.
- Disponha os raviolini bem escorridos sobre um tabuleiro de forno untado com Vaqueiro Líquida e cubra com o molho béchamel. Leve ao forno para gratinar.