Ingredientes
- 1 Rabo de Boi, com pedaços cortados nas juntas e limpos do sebo e das pelancas.
- 10 Dentes de alho
- 2 Cebolas médias
- 100 ml de Vinho tinto seco
- 1 Maço de Salsa
- Sal a gosto
- Nóz moscada
- Pimenta do reino moída
- 8 tomates médios bem maduros
- 30 ml vinagre de vinho tinto
- Óleo para cozinhar (de milho,girassol, canola, arroz ou outro apropriado)
Preparação
- Sobre um recipiente apropriado derrame o vinho e o vinagre e acresente 6 dentes de alho amassado ou picadinho, 1 cebola ralada ou picadinha, metade da salsinha, um pouco de nóz moscada ralada, pimenta do reino (a gosto) e misture. Salgue os pedaços da rabada e coloque-os neste molho e deixe na geladeira de 10 a 18 horas.
- Retire as peles dos tomates ( pode ser em água fervente), corte em pedaços grandes e reserve. Separe os pedaços da rabada do tempero em que ficaram de molho, escorrendo bem, e reserve este molho.
- Ponha 1, 5 litro de água para ferver e deixe à sua disposição. Em uma penela apropriada, aqueça o óleo e vá fritando os pedaços de rabada somente até o ponto de dourar um pouco e por igual. Vá reservando os que já estão dourados e continue fritando os demais até que todos estejam iguais. Reserve.
- Coloque o molho em que a rabada ficou temperada nesta panela e deixe aquecer bem, até abrir fervura. Junte toda a rabada na mesma panela, e acrescente a agua fervente. Tampe e deixe cozinhar longamente. Acompanhe o cozimento, acrescentando água sempre que necessário. A carne da rabada é musculosa e, portando, seu cozimento é bem demorado.
- Quando a carne já estiver macia, separe os pedaços da rabada do caldo e reserve em outra vasilha. Deixe o caldo esfriar e coloque-o na geladeira. Retire e descarte a placa de gordura que se formou no caldo resfriado.
- Em outra panela refogue a outra cebola ralada ou bem picadinha e acresente o restante do alho amassado. Acrescente os tomates, o caldo, uma pitadinha de açucar. Deixe abrir fervura e cozinhar por uns 20 minutos em fogo brando. Acrescente os pedaços de rabada e mantenha o cozimento por mais uns 30 minutos, ou até que sua carne esteja muito macia e soltando-se dos ossos. Sirva com uma polenta cremosa bem quentinha.
- Nota: Esta receita é uma variação paulistana de um prato já apresentado, e apresenta um pouco da influência italiana dos paulistanos.