Preparação
- Tomem-se os restos de peixe frito, ou cozido com vinho branco, limpem-se de peles e espinhas e pisem-se num almofariz.
- Prepare-se uma massa de miolo de pão com leite, ou melhor, com a nata; junte-se esta massa à de peixe e ligue-se perfeitamente, juntando alguns ovos e continuando a pisar, incorporando com um bocado de manteiga, correspondente à terça parte do volume da massa.
- Tempere-se com sal e pimenta branca, devendo formar uma massa levemente fluida. Batam-se duas claras em castelo e misturem-se rapidamente com a massa fluida.
- Unte-se o interior duma forma para pudim com uma camada espessa de manteiga, polvilhe-se com pão ralado
- muito fino e deite-se na forma a massa até dois terços da altura dela, atendendo ao crescimento que o pudim deve ter; leve-se a forma a banho-maria ou a fogo brando e deixe-se cozer cerca de três quartos de hora.
- Depois da massa estar aloirada, destaque-se do molde e sirva-se com molho temperado com sumo de limão e alcaparras.
- Nesta receita, transcrita como a encontramos no original, parece-nos que se podem fazer algumas modificações.
- Em primeiro lugar, os ovos poderão ser incorporados na massa sem o almofariz; além disso, a manteiga poderá ser reduzida, sem que se lhe sinta a falta, porque a quantidade indicada parece-nos um tanto exagerada, apesar de sermos grandes amadores de manteiga.