Ingredientes
- 1 perú com cerca de 4 kg
- 500 g. de mistura, a gosto, de charcutaria fina
- 300 g. de figados de aves
- 150 g. de cogumelos frescos
- 4 folhas de salva
- 25 g. de trufas
- 3 colheres de sopa de salsa picada
- 180 g. de manteiga
- sal e pimenta a gosto
- 10 maçãs golden
- 100 g. de passas
- 50 g. de açucar
- 10 fatias finas de "foie gras"
- 5 cl. de vinho do Porto
Preparação
- Para preparar o recheio, corte os figados de aves em cubinhos, frite-os em 50 g. de manteiga durante 2 minutos e tempere-os com sal e pimenta. Escorra e reserve.
- Aqueça o forno a uma temperatura de 200º C (moderadamente quente).
- Lave bem os cogumelos, corte-os em quartos e salteie-os em 50 g. de manteiga até ficarem dourados, tempere com sal e pimenta e escorra.
- Parta em pedaços as folhas de salva, junte à mistura de charcutaria, previamente picada, os ingredientes já cozinhados, e acrescente a salsa picada e o vinho do Porto. Misture tudo muito bem até obter um recheio homogénio.
- Entretanto, faça pequenas incisões entre a pele e a carne de perú e entale nesses cortes as fatias de trufas previamente cortadas. Recheie o peru, através da abertura entre as pernas, com a mistura homogénia, e cosa a abertura com um cordel ou linha grossa.
- Leve a ave ao forno num tabuleiro untado e deixe-a cozinhar durante cerca de 2 horas, regando-a frequentemente com o molho que se vai formando. Se o peru ficar demasiado corado, cubra-o com uma folha de papel de aluminio. O molho que fica no tabuleiro pode depois ser aproveitado, e servido à parte numa molheira.
- Barre com manteiga dez forminhas individuais de pudim. Lave as maçãs, corte-as ao meio e depois em fatias finas. Disponha, no fundo das formas, duas camadas de fatias de maçã, algumas passas, uma pitada de açucar e uma noz de manteiga. Cubra com mais fatias de maçã (o correspondente a uma maçã para cada forma) e calque-as bem. Envolva as formas em papel de aluminio e leve-as ao forno durante 40 minutos, a uma temperatura de 200º C.
- Retire-as do forno e deixe-as arrefecer até ficarem tépidas. Desenforme cada uma, dispondo-as à volta do peru e cubra-as com uma fatia de "foie gras".