Ingredientes
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de óleo
- 250g de macarrão comprido
- 2 colheres de manteiga
- 1 clara
- 2,5l de água
- 2 colheres de queijo Kefalotiri acabado de ralar ou Gruyère
- 500g de carne de vaca picada
- 1 colher de chá de sal
- 1 pitada de pimenta branca acabada de moer
- Canela em pó
- 1,25dl de caldo de carne (instantâneo)
- 1 cebola grande
- 2 colheres de salsa acabada de picar
- 4 tomates grandes
- 1,25dl de vinho branco seco
- 2 colheres de farinha
- 3,5dl de leite
- 1 colher de chá de sal
- 4 colheres de queijo Kefalotiri acabado de ralar ou Gruyère
- 4 colheres de pão ralado
- 2 colheres de manteiga
Preparação
- Ferve-se a água com o óleo e o sal. Deita-se o macarrão quando estiver a ferver intensamente, mexe-se uma vez e coze-se numa panela destapada, durante cerca de 8 minutos, ou até ficar "al dente". Coloca-se o macarrão num passador, passa-se por instantes sob a torneira de água fria e deixa-se escorrer. Derrete-se uma colher de manteiga num tacho e salteia-se o macarrão. Bate-se a clara em castelo e junta-se ao macarrão com o queijo ralado. Distribui-se metade do macarrão num pírex bastante comprido. Guarda-se o restante macarrão. Descasca-se e pica-se a cebola. Derrete-se o resto da manteiga numa frigideira e alouram-se ligeiramente os pedaços de cebola. Dá-se um corte em forma de cruz na base curva do tomate, escalda-se em água a ferver, deixa-se repousar durante alguns minutos na água, coloca-se de seguida sob a torneira de água fria, despela-se, retira-se-lhe a parte dura do pedúnculo e transforma-se em puré com o auxílio de uma peneira. Adiciona-se a carne de vaca picada à cebola. Mistura-se tudo com o sal, a pimenta e a canela em pó e refoga-se até a carne ficar com uma cor acinzentada. Mistura-se o puré de tomate e o caldo de carne com a carne picada e deixa-se cozer o conjunto durante 15 minutos, com o recipiente tapado e em lume brando. Aquece-se o forno a 200ºC. Adicionam-se a salsa e o vinho à mistura de carne picada e deita-se a mesma na forma por cima do macarrão. Distribui-se o restante macarrão sobre a carne picada. dilui-se a farinha com um pouco de água fria. Ferve-se o leite. Adiciona-se a farinha diluída, mexendo, e deixa-se cozer durante uns minutos, mexendo sempre. Tempera-se o molho com o sal e o queijo ralado e deita-se sobre o macarrão. Povilha-se com o pão ralado e depois com pedacinhos de manteiga. Coze-se o Pastítsio no centro do forno durante cerca de 40 minutos.
- Observações:
- Especialidade grega: acompanha-se com uma salada mista francesa. A bebida mais adequada para este prato é um vinho grego resinoso (Kokkineli), equivalente ao Retsina branco.
- O Pastítsio é muito indicado para refeições com convidados, pois trata-se de um gratinado de preparação fácil. Uma vez que se pode distribuir às camadas na forma horas antes de ir ao forno e servir, pode palear-se o tempo conforme convier.