Ingredientes
- Para 4 a 6 pessoas
- 2 dl de água
- sal
- 50 g de arroz carolino
- 150 g de amêndoas picadas
- raiz de gengibre
- 2 colheres de chá de açúcar amarelo
- 60 g de Vaqueiro
- 200 g de tâmaras descaroçadas
- 1 pargo com cerca de 1,5 kg (já amanhado)
- pimenta
- óleo Vaqueiro
- 1 cebola
- canela em pó
- Vaqueiro Líquida
Preparação
- Leve a água a ferver numa frigideira funda ou num tacho pequeno. Tempere com sal e introduza o arroz, deixe ferver durante 1 minuto e retire do lume. Tape e reserve.
- Aqueça o forno e regule-o para os 200 °C.
- Misture 100 g de amêndoas picadas com o arroz, junte um pouco de raiz de gengibre ralada, o açúcar e a Vaqueiro e misture bem. Recheie as tâmaras.
- Lave o pargo em água corrente, enxugue bem e coloque-o num tabuleiro de forno, sobre uma folha grande de papel de alumínio pincelada com óleo Vaqueiro. Tempere o peixe com sal, pimenta e um pouco de raiz de gengibre ralada e introduza na barriga o maior número possível de tâmaras recheadas.
- Disponha as restantes tâmaras à volta e salpique com a cebola, descascada e picada finamente. Cubra com a folha de alumínio e leve ao forno durante cerca de 40 minutos.
- Misture as restantes amêndoas com uma pitada de canela em pó.
- Abra a folha de alumínio, salpique o peixe com a mistura de amêndoas e canela e regue com um pouco de Vaqueiro Líquida.
- Ligue a grelha do forno, passe o tabuleiro para uma posição mais acima e deixe cozinhar mais 5 a 10 minutos ou até alourar o peixe.