Ingredientes
- Para 4 pessoas
- 6 peras rocha ou Williams (rijas)
- 300 g de açúcar
- casca de 1 limão
- 2 paus de canela
- ± 2 dl de água
- Para as telhas:
- 50 g de margarina Vaqueiro à temperatura ambiente
- 100 g de açúcar em pó
- raspa de limão
- 1 clara
- 0,5 dl de sumo de laranja
- 50 g de amêndoa finamente ralada
- 25 g de farinha sem fermento
- Para o molho:
- 3 dl Porto Vintage
- 1 dl vinagre de vinho branco
- 20 g de mel escuro
Preparação
- Escolha um tacho pequeno onde caibam as peras de pé. Descasque as peras, conservando-lhes os pedúnculos e introduza-as no tacho.
- Junte o açúcar, a casca de limão, os paus de canela e a água. Leve a cozer sobre lume moderado durante cerca de 15 minutos. As peras não devem cozer demasiado. Deixe-as arrefecer dentro da calda.
- Entretanto prepare as telhas. Misture a margarina Vaqueiro com o açúcar em pó. Junte a raspa da casca do limão, aclara, o sumo de laranja, a amêndoa finamente ralada e a farinha. Mexa para ligar tudo muito bem. Deixe descansar no frigorífico durante pelo menos 1 hora.
- Enquanto a massa descansa, prepare o molho. Deite todos os ingredientes num tachinho e leve a ferver sobre lume muito brando até reduzir e espessar.
- Ligue o forno e regule-o para os 120 °C. Forre um tabuleiro com papel vegetal e pincele-o com margarina Vaqueiro. Distribua a massa pelo tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até começarem a alourar na periferia.
- Retire com uma espátula e coloque as telhas a arrefecerem sobre garrafas deitadas. Dê alguns golpes nas pêras de modo a que pareçam pétalas. Espalhe o molho em fio sobre os pratos de serviço. Por cima coloque as pêras com uma telha de bolacha em cima.