Preparação
- Tomem-se nabos de grandeza média que sejam tenros, descascam-se, talha-se-lhes na parte correspondente à rama uma base plana para assentar sobre o fundo da caçarola, e do lado oposto corta-se-lhes também um bocado que deve servir de tampa.
- Com uma faca de lâmina curva, ou melhor, com uma colher de bordos cortantes, escava-se o interior dos nabos, deixando-lhe apenas a espessura de um centímetro ou inferior. Ataca-se a cavidade formada com um bom recheio, que pode ser o que adiante indicamos com a designação «Recheio para beringelas, cebolas, nabos, pepinos, etc.» ou outro qualquer, que melhor pareça, e coloca-se a tampa, que se fixa com pontas de palitos.
- Deita-se numa caçarola cebola picada, salsa, pimenta, presunto e chouriço, passado pela máquina de picar e um fio de bom azeite.
- Sobre estes elementos dispõem-se os nabos recheados com as tampas para cima, regam-se com umas colheres de caldo, tapa-se a caçarola, leva-se a fogo brando e deixam-se estufar.
- Depois de bem cozidos tiram-se da caçarola, passa-se o molho, liga-se com gemas de ovos batidas e leite, leva-se de novo ao lume a cozer as gemas e deita-se sobre os nabos recheados dispostos sobre uma travessa.
- A mistura mexe-se sobre o fogo e retira-se dele antes que os ovos se apresentem secos.