Ingredientes
- 2 e ½ chávenas de chá de leite
- 2 chávenas de chá de açúcar
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de maizena
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 4 gemas
- 10 figos maduros (só a polpa)
- 5 cravos-da-índia
- fatias de figo para decorar
Preparação
- Coloque numa panela o leite, a baunilha e leve ao lume. Assim que ferver, reduza o lume e deixe por mais 2 minutos. Retire e deixe arrefecer.
- Deite na tigela da batedeira as gemas e 4 colheres de sopa de açúcar e bata até obter um creme claro e fofo. Junte a farinha e a maizena peneiradas e bata por mais 1 minuto. Aos poucos, adicione o leite aromatizado, mexendo sempre, até ficar homogéneo.
- Volte a levar a mistura à panela e cozinhe em lume baixo, sem parar de mexer, durante 5 minutos, ou até que levante fervura. Retire e reserve.
- Numa outra panela, coloque a polpa de figo, 1 chávena de chá de açúcar e os cravinhos. Leve ao lume, mexendo de vez em quando, durante 10 minutos, ou até obter uma pasta cremosa. Deixe arrefecer.
- Numa panela, coloque o restante açúcar, ½ chávena de chá de água e misture até que o açúcar se tenha dissolvido. Leve a panela ao lume, sem mexer, durante 8 minutos, ou até obter uma calda em ponto de fio. Retire.
- Bata as claras na batedeira até obter picos firmes. Sem parar de bater, adicione a calda quente, aos poucos, por 2 minutos, ou até obter um merengue frio e brilhante. Retire.
- Junte a pasta de figo e a calda de açucar à mistura de gemas preparada e mexa delicadamente por 2 minutos, ou até obter um creme homogéneo.
- Distribua as fatias de figo por 6 taças. Despeje a mousse e leve ao frigorífico cerca de 3 horas, ou até que a mousse fique firme.