Ingredientes
- Para 4 pessoas
- 1 cubo de caldo de peixe
- 2 dl de água
- 0,5 dl de vinho branco seco
- 80 g de Vaqueiro Culinesse
- 1 cebola
- ½ alho francês
- 1 cenoura
- 1 talo de aipo
- 300 g de salmão fresco (sem pele nem espinhas)
- 300 g de atum fresco (sem pele nem espinhas)
- 300 g de bacalhau fresco (sem pele nem espinhas)
- 3 a 4 fios de açafrão (estames)
- 1 beringela
- 1 courgette
- 150 g de cogumelos
- 1 endívia
- 8 tomates cereja
- sal
- pimenta de moinho
- óregãos
- 2 dl de natas
Preparação
- Ligue o forno e regule-o para os 180 °C.
- Dissolva o cubo de caldo de peixe na água quente e coloque num recipiente fundo que possa ir ao lume e ao forno. Junte ovinho branco, metade da Vaqueiro Culinesse, a cebola descascada e cortada em pedaços, o alho francês em bocados, o talo de aipo e a cenoura pelada e em palitos. Leve ao lume e deixe ferver durante 5 minutos.
- Entretanto, corte os lombos dos peixes em palitos grossos. Coloque-os no recipiente com o caldo e cubra com papel vegetal, previamente untado com Vaqueiro Culinesse. Leve ao forno entre 15 a 20 minutos.
- Lave e corte a beringela e a courgette em fatias finas. Lave, enxugue e pique os cogumelos. Separe e lave as folhas daendívia e lave os tomates cereja.
- Disponha todos os legumes num tabuleiro de forno, salpique com sal e pimenta acabada de moer e perfume com óregãos . Regue com a restante Vaqueiro Culinesse e leve ao forno durante 20 minutos. Na altura de servir enforme a mistura de legumes com a ajuda de um aro metálico.
- Coloque as tiras de peixe no recipiente onde vai servir. Junte as natas e os fios de açafrão, levemente secas no forno, ao caldo do peixe e leve a ferver sobre lume brando até reduzir um pouco. Coe por um passador de rede fina e deite sobre o peixe. Sirva com os legumes, enformados.
- Sugestão
- Pode substituir o bacalhau fresco por peixe galo, rodovalho, pregado ou raia.