Ingredientes
- Para 4 pessoas
- 12 lulas médias
- 2 cebolas médias
- 2 dentes de alho
- 2 tomates maduros
- 50 g de bacon1 molhinho de coentros
- 1 dl de azeite
- 1 kg de berbigão fresco (sem areia)
- 2 dl de vinho branco
- 2 colheres de sopa de farinha
- 2 gemas de ovo
- 1 limão
- sal
- pimenta
Preparação
- Amanhe as lulas, reservando os tentáculos e "asas".
- Descasque e pique as cebolas e os dentes de alho, tire a pele e sementes ao tomate e corte em cubinhos. Corte o baconem pedacinhos.
- Numa picadora triture os tentáculos e as "asas" das lulas e o bacon. Junte metade da cebola e alho picados, o tomate, e parte dos coentros, picados na ocasião.
- Com a restante cebola, alho e azeite faça um refogado sem deixar ganhar cor. Adicione os berbigões e um pouco de vinho, tape o tacho e deixe o marisco abrir. Depois de abertos retire os berbigões do tacho, separe-os da casca e junte-os ao preparado anterior, envolvendo bem. Rectifique os temperos tendo em conta o sal do bacon e dos berbigões.
- Recheie as lulas sem encher demasiado. Feche cada lula com um palito.
- Estufe as lulas no caldo dos berbigões, juntando o restante vinho e água, se necessário. Deixe ferver destapado por 5 minutos e depois cozinhe tapado em lume brando, vigiando a cozedura e a quantidade de caldo.
- No fim da cozedura pique os coentros restantes e junte-os ao caldo. Dissolva a farinha num pouco de água fria ou leite e adicione ao caldo mexendo sempre. Cozinhe para engrossar e junte as gemas com o sumo de limão. Coza lentamente por mais uns minutos e rectifique os temperos. Sirva com arroz branco.
- NOTA: Se os berbigões não estiverem depurados da areia , comece por deixá-los em repouso numa bandeja durante algumas horas, para perderem o cloro. Lave bem o marisco, mergulhe-o em água com sal (o teor do sal deve ser o mais aproximado possível do da água do mar) e deixe repousar durante 4 a 5 horas para eliminar a areia. Lave novamente o marisco e cozinhe.