Ingredientes
- Para 4 pessoas
- 1 lavagante vivo, com cerca de 800 g
- 75 g de margarina Vaqueiro
- 2 colheres de sopa de azeite
- sal
- pimenta preta em grão
- 1 colher de chá de caril em pó
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 pé de tomilho
- 6 pés de salsa
- 3 colheres de sopa de Calvados3 dl de vinho branco
Preparação
- Coza o lavagante em água a ferver durante 3 minutos. Corte o lavagante por forma a separar a cabeça da cauda e recolha os sucos numa caçarola pequena. Divida a cabeça ao meio, no sentido longitudinal, e retire as entranhas e o estômago. Aproveite as ovas e as partes cremosas e coloque-as na caçarola, conjuntamente com a margarina Vaqueiro. Corte o corpo do lavagante em medalhões, seguindo as divisões naturais da casca.
- Aqueça o azeite numa caçarola antiaderente, sobre lume forte. Salteie os medalhões de lavagante durante cerca de 3 minutos, virando-os constantemente, até ficarem vermelhos. Tempere com sal, pimenta preta recém-moída e o caril em pó e adicione a cebola, descascada e picada. Cozinhe sobre lume brando durante 3 minutos, mexendo sempre e sem deixar alourar a cebola. Junte os dentes de alho, descascados e picados, e o ramo de cheiros constituído pela folha de louro e pelos pés de tomilho e salsa. Deixe cozer, mexendo sempre, durante 1 minuto. Regue com o Calvados e deixe evaporar. Adicione o vinho branco e cozinhe até o líquido reduzir para metade, mexendo bem para obter um molho liso.
- Leve a caçarola pequena a lume brando e bata até a margarina Vaqueiro estar derretida e bem incorporada. Coe este molho para uma molheira e sirva com os medalhões de lavagante.