Ingredientes
- Para 4 pessoas
- água
- sal
- 250 g de camarão ou gambas inteiras
- 2 postas grandes de peixe espada preto
- pimenta
- sumo de limão
- 1 pão saloio (de preferência de véspera)
- 80 g de Vaqueiro com Azeite
- 3 a 4 dentes de alho
- 300 g de miolo de camarão
- farinha
- 1 ovo
- pão ralado
- óleo Vaqueiro
- 4 gemas
- coentros picados
- .
Preparação
- Ponha um tacho ao lume com água. Quando ferver tempere com sal e introduza os camarões ou as gambas inteiras. Deixe ferver 2 minutos e retire o camarão com uma escumadeira. Tire-lhes as cabeças e a pele. Reserve os camarões e volte a introduzir as cabeças e as peles no caldo.
- Entretanto com uma faca afiada e bastante cuidado corte as postas de peixe espada de modo a retirar-lhes as espinhas. Junte as espinhas ao caldo onde os cozeu e deixe ferver entre 10 a 15 minutos.
- Enquanto isso, corte o peixe espada em tiras e tempere-as com sal, pimenta e sumo de limão. Corte também o pão em fatias finas.
- Coe o caldo onde ferveram as espinhas e as cabeças dos camarões, deite-o sobre o pão e deixe embeber.
- Leve ao lume a derreter num tacho a Vaqueiro com Azeite. Esborrache e tire a pele aos dentes de alho e deite-os no tacho. Junte o miolo de camarão, já descongelado, e deixe saltear. Adicione o pão e mexa com uma colher de pau para misturar bem.
- Passe as tirinhas de peixe espada por farinha, depois pelo ovo batido e finalmente por pão ralado. Frite em óleo Vaqueiro já quente até ficarem douradinhos e escorra sobre papel absorvente.
- Junte as gemas à açorda, misture bem e deixe cozer um pouco. Junte também coentros picados, a gosto e sirva a acompanhar os goujons de peixe espada