Ingredientes
- Para 4 pessoas
- 4 dl de gelado de baunilha
- 10 g de gengibre fresco
- 50 g de farinha
- 200 g de açúcar
- 1 ovo
- 1,5 dl de leite
- 20 g de margarina Vaqueiro
- 250 g de frutos vermelhos congelados
- 2 colheres de sopa de água
- 50 g de amêndoa em falhas
- hortelã
Preparação
- Retire o gelado do congelador e deixe-o cerca de 15 a 20 minutos à temperatura ambiente. Junte o gengibre fresco ralado e mexa com uma colher até estar muito bem misturado.
- Molde o gelado em bolas e coloque-as sobre um tabuleiro. Introduza de novo no congelador.
- Misture a farinha com 20 g de açúcar numa tigela. Bata ligeiramente o ovo com o leite. Junte-lhes 20 g de margarina Vaqueiro, derretida numa frigideira anti-aderente com cerca de15 a 18 cm de diâmetro.
- Adicione esta mistura à farinha, mexendo com uma vara de arames até obter um preparado liso. Deixe repousar cerca de 20 minutos. Aqueça a frigideira onde derreteu a margarina Vaqueiro e deite uma concha de massa fazendo rodar a frigideira de modo a cobrir o fundo.
- Quando começara a alourar por baixo volte o crepe e deixe cozer do outro lado. Repita até esgotar a massa. Reserve os crepes mantendo-os quentes.
- Misture os frutos vermelhos com 80 g de açúcar e leve a ferver sobre lume brando até o xarope espessar um pouco. Noutro tachinho, leve ao lume o restante açúcar (100 g) com a água e deixe ferver até ficar em caramelo. Adicione as amêndoas em falhas, misture muito bem e retire do lume.
- Deite a mistura de caramelo e amêndoas (praliné) sobre a pedra da mesa e deixe arrefecer. Depois de frio solte a placa obtida e parta-a em bocadinhos com um maço de cozinha, ou pique grosseiramente na picadora ou no robot.
- Recheie os crepes com os frutos vermelhos, sirva com as bolas de gelado. Polvilhe com o praliné e enfeite com raminhos de hortelã.