Preparação
- A baunilha é o fruto aromático de uma planta da família das orquídeas. O seu nome vem do espanhol ""vainílla"", que significa pequena vagem.
- gemas, 1 c. (sopa) de maisena, 1 ou 2 gotas de corante alimentar amarelo, 3 claras à temperatura ambiente, manteiga para untar a forma, 300 g de açúcar branco, 3 dl de água e 1 vagem de baunilha.
- Bata as gemas até esbranquiçarem. Misture com a maisena e o corante. Bata as claras em castelo firme e adicione-as à gemada com movimentos envolventes, para não perderem volume. Deite a mistura numa forma rectan¬gular untada com manteiga e coza sobre o lume em banho-maria durante cerca de 1 hora. Numa caçarola, misture o açúcar com a água e junte a vagem de baunilha cortada ao meio no sentido do comprimento. Cozinhe até obter uma calda em ponto de espadana. Retire a baunilha e desenforme o doce so¬bre um prato. Deixe arrefecer e corte em fa¬tias médias. Mergulhe-as, uma a uma, na calda e retire-as com uma escumadeira. Co¬loque as fatias num prato fundo e regue com a restante calda coada.
- Nota: - Seque a baunilha utilizada e guarde-a num frasco com açúcar, para o aromatizar e servir posteriormente.