Ingredientes
- Massa:
- 3 (copos de vinho) de semola de trigo
- 1 (copos de vinho) de manteiga derretida
- pitada de sal
- 1 (copos de vinho) de farinha
- o mesmo copo de água morna (não será preciso levar toda)
- 1 ou 2 colh. sopa de água de flor de laranjeira (não pus, pois nunca vi isso aqui à venda)
- Recheio:
- 250 de tamaras sem o caraço
- canela
- água de flor de laranjeira
Preparação
- Mistura-se a semola de trigo com a farinha e o sal, mexe-se com uma colher de pau, deita-se a manteiga, mistura-se tudo, junte a água de flor de laranjeira se tiver, e aos poucos junte a água morna e com as mãos va amassando a massa até ficar homogénea e sem pegar .
- Deixe repousar no frigorifico durante 2 horas envolto no filme alimentar.
- Entretanto ponha as tamaras a cozer a vapor, até ficarem molinhas, depois é só triturar e juntar uma colher de chá de canela e a água de flor de laranjeira. Mistura-se tudo e deixa-se endurecer no frigorifico.
- Divida a massa em várias partes do tamanho de uma laranja, depois é rolar tipo uma salchicha, se a massa se disfizer ao rolar é porque precisa de mais água. Depois de obter uma "salchicha", faça com o dedo uma estradinha ao meio, que é onde vai levar o recheio, (ver foto) faça com o recheio uma outra "salchicha" que vai entrar na estrada traçada com o dedo (ver foto), depois é só puxar a massa de lado de modo a fechar a "salchicha" ou então pode tapar com mais massa por cima se achar mais facil, volte a rolar tudo outra vez para ficar bem fechada.
- Corte em losangolos. Depois é sempre a mesma coisa até acabar a massa e o recheio.
- Depois frite tudo numa frigideira em óleo bem quente, até dourar, escorra em papel absorvente, se quiser pode por por cima açucar em pó ou então passa-las por mel derretido.
- Eu fiz alguns fritos e outros no forno, pois há uma receita libanesa que se chama Maamoul, a massa é idêntica aos Makroud, só que são feitos no forno aquecido a 180º e até ficarem ligeiramente dourados.