Ingredientes
- Para 4 pessoas
- 4 boas postas de peixe espada preto
- sal
- pimenta
- 6 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 dl de vinagre de vinho
- 2 tomates maduros
- farinha
- 2 dl de azeite
- 200 g de farinha de milho
- 1 l de água
- 50 g de margarina Vaqueiro
Preparação
- Tempere o peixe espada com sal e pimenta, os alhos bem picados e a folha de louro cortada em bocadinhos. Passados 30 minutos regue com o vinagre e junte o tomate, pelado e cortado em bocadinhos. Deixe assim durante mais 30 minutos, aproximadamente.
- Retire as postas de peixe da marinada, passe-as por farinha, sacudindo bem o excesso, e frite de ambos os lados no azeitequente. Escorra o peixe sobre papel absorvente e retire o azeite do lume. Junte-lhe a marinada, mexa e leve de novo ao lume. Deixe ferver suavemente cerca de 10 minutos. Coe o molho e deite sobre o peixe.
- Dissolva a farinha de milho com parte da água fria. Leve a restante água ao lume com a margarina Vaqueiro e sal. Quando ferver, junte a farinha de milho. Deixe cozer sobre lume brando mexendo sem parar quando começar a engrossar. Assim que o milho estiver cozido e seco deite num tabuleiro passado por água fria, alise a superfície e deixe solidificar. Corte em quadrados e sirva com o peixe.
- Sugestão
- Depois de temperar o espadarte, comece a preparar o acompanhamento, para que este já esteja pronto quando a confecção do peixe estiver terminada.