Preparação
- As baixelas de copa e cozinha devem ser, o quanto possível, completas, a fim de atender a todas as necessidades na preparação dos alimentos. A cozinha é a parte da casa que exige maiores cuidados e que está mais directamente ligada á nossa saúde; por isso, deve ser mantida limpa e bem arrumada.
- Uma das preocupações mais sérias de uma dona-de-casa é a escolha dos utensílios de cozinha. Há utensílios de ferro, aço, teflon, cobre, alumínio, níquel, pedra, porcelana, ferro-ágata e pirex. Quais os melhores e mais higiénicos? Sem dúvida, os de vidro, porcelana ou ágata. Mas isso não quer dizer que não possam usar as outras variedades.
- As panelas de metal exigem cuidados especiais, especialmente as de cobre, quando não são estanhadas interiormente. O perigo do uso de vasilhas de cobre é o azinhavre(veneno dos mais violentos). Os tachos de cobre devem ser conservados bem limpos e brilhantes. Nunca se deve deixar esfriar neles qualquer doce ou alimento. Para areá-los, além do sapólio e outros preparados, pode-se usar laranja azeda e sal, ou limão e sal, ou vinagre e sal. Ás vezes condenam-se os alimentos como responsáveis pelas perturbações fisiológicas e, no entanto, estas em geral são produzidas, principalmente as cólicas, por substâncias tóxicas resultantes, como o oxiácido de chumbo, do uso de certos tipos de vasilhas.
- As vasilhas de barro vidrado não são muito recomendáveis, pois o vidro interno dificilmente se conserva intacto por muito tempo. Qualquer descuido pode acarretar graves danos, porque a acção do fogo derrete a substância vítrea que as recobre.
- As panelas, caldeirões e demais peças de aço (escovado ou polido) são muito resistentes e duráveis, mas exigem e conservação para evitar manchas e deformações.
- Quanto a raladores para frutos e legumes, prefira sempre os de alumínio, que não deixam escurecer as batatas e os frutos.
- As panelas de pedra ou de barro apresentam a desvantagem de serem pesadas e más condutores de calor (principalmente as de pedra), além de se quebrarem com facilidade. São no entanto necessárias, ao lado da bateria comum, para o preparo de determinados pratos, como o arroz de Braga, a feijoada, o cozido, etc.
- Os utensílios de ferro esmaltado ou de ágata são tradicionais em substituição aos de cobre. Não apresentam perigo algum, além de derem óptimos condutores de calor. As chocolateiras e cafeteiras esmaltadas são as que melhor mantêm quente a bebida e as que mais preservam o seu sabor típico. Para o chá, no entanto, devem-se preferir bules de louça ou porcelana.
- Convém abolir de todo os utensílios de chumbo. Os sais de chumbo combinam-se facilmente com o limão ou o vinagre, formando oxiácido de chumbo, que é um veneno. Deve-se também evitar colocar ácidos e líquidos salgados, gordurosos e oleosos em vasilhas de cobre.