Ingredientes
- Para 4 pessoas
- Para os crepes:
- 0,5 l de leite
- 4 ovos
- 175 g farinha
- 40 g de Vaqueiro
- sal
- canela em pó
- açúcar em pó
- Para o arroz doce:
- 60 g de arroz carolino
- sal
- 1,2 l de leite gordo
- 1 pau de canela
- 250 g de açúcar
- 3 gemas
- 1 limão
- Para o molho:
- 250 g de açúcar
- 0,5 dl de água
- 0,5 dl de natas
Preparação
- Numa tigela, deite metade do leite, os ovos e a farinha e bata muito bem com a ajuda de umas varas. Junte o restante leite, a Vaqueiro Culinessee uma pitada de sal. Bata de novo com as varas até obter um polme liso e depois deixe repousar à temperatura ambiente durante cerca de 30 minutos. Deite uma concha de polme numa frigideira anti-aderente, levemente untada com Vaqueiro Culinesse, rode de forma a que a massa cubra completamente o fundo da frigideira numa fina camada e coza sobre lume moderado, volte o crepe e coza do outro lado. Retire o crepe para um prato e reserve. Repita as operações até esgotar a massa.
- Deite o arroz num tacho, cubra com o dobro do volume em água, junte uma pitada de sal e a casca de limão. Leve ao lume e deixe cozer suavemente até a água se ter evaporado completamente. Entretanto ferva o leite com o pau de canela e vá deitando a pouco e pouco sobre o arroz, deixando reduzir lentamente. Bata levemente as gemas com o açúcar, junte ao arroz e deixe engrossar um pouco, mexendo sempre. Retire do lume e deixe arrefecer.
- Recheie os crepes com o arroz doce, já morno, dobre-os e coloque num tabuleiro. Polvilhe com açúcar e leve a gratinar no grelhador do forno.
- Entretanto prepare o molho. Leve o açúcar a lume brando com 1 colher de sopa de água e deixe caramelizar. Quando atingir o açúcar em ponto de caramelo junte a restante água a ferver e logo de seguida as natas. Mexa bem e retire do lume. Deite sobre os crepes e sirva mornos ou frios.
- Sugestão
- Prepare o arroz doce e os crepes de véspera; o arroz doce ficará com um sabor mais delicado e homogéneo.
- Pode também salpicar os crepes com uma boa colherada de frutos secos levemente
- torrados (pinhões, avelãs, amêndoas, nozes, etc) e passas de uva.
- Congele as claras que sobraram da preparação do arroz doce para utilizações futuras