Ingredientes
- CREME
- 1 litro de água
- 300 gr de batatas
- 1 dente de alho
- 30 gr de cenoura
- 100 gr de nabo
- 1 couve-flor pequena (~200 gr)
- ARROZ
- 1 forma de alumínio redonda (diâmetro 15 cm)
- 1 medida de arroz
- 2 medidas de água
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 folha de louro
- sal q.b.
Preparação
- Lave, prepare e corte os legumes em pedaços. Aproveite as folhas externas mais pequenas da couve-flor e reserve juntamente com alguns ramos separados da couve-flor.
- Coloque a água no jarro, introduza os legumes e tempere com sal*. Tape o jarro, colocando o tabuleiro de vapor.
- Entretanto, prepare o arroz. Na forma de alumínio, coloque o arroz, a água, o azeite, o sal e a folha de louro. Disponha esta forma no centro do tabuleiro de vapor. À volta, distribua a couve-flor reservada. Tape o cesto de vapor e programe 45 minutos, 120 ºC, na velocidade 3.
- Passado este tempo, retire o tabuleiro de vapor. Tape o jarro com a tampa e, pelo orifício, deite o azeite. Tape o orifício, coloque o cesto de inox em posição invertida e triture o creme, carregando 2-3 vezes na função TURBO. Ajuste a textura adicionando um pouco mais de água. Carregue 2 segundos na função TURBO para homogeneizar.
- Distribua as folhas cozidas da couve-flor e adicione 5 colheres (sopa) do arroz cozido.
- Sirva o restante arroz na refeição principal ou reserve para outra ocasião, preservando frigorífico em recipiente fechado.
- * O sal só deve fazer parte da dieta da criança, preferencialmente a partir dos 18 meses.
- Dicas:
- * De vez em quando adicione um pequeno dente de alho na sopa. Deste modo estará a incorporar um poderoso antibacteriano que aumenta as defesas do consumidor.
- * Este creme, em dias especiais, fica excelente servido com pequenos cubos de pão frito.
- * Prepare várias opções de sopa, ao longo da semana, e congele-as em doses individuais. Assim, quando não tiver tempo, terá sempre sopas prontas!