Ingredientes
- Para 6 a 8 pessoas
- 300 g de espargos frescos
- água
- sal
- 2 alhos franceses
- 70 g de Vaqueiro
- 2 courgettes
- 5 dl de leite
- pimenta de moinho
Preparação
- Lave os espargos e retire-lhes a película brilhante e fibrosa que os envolve com um descascador, agarrando-os pelas pontas espigadas e partindo daí para a base. Elimine a parte mais dura da base e ate os espargos em molho. Introduza-os numa panela e cubra-os com água. Tempere com sal e leve ao lume. Deixe ferver entre 10 a 15 minutos ou até os espargos estarem macios. Escorra-os, corte as pontas espigadas e reserve-as e pique a parte restante em pedaços.
- Corte os alhos franceses em rodelas e lave em água corrente. Escorra bem.
- Deite a Vaqueiro numa panela e leve a derreter sobre lume moderado. Junte o alho francês, tape e deixe suar um pouco enquanto lava as courgettes e as corta em cubos.
- Deite as courgettes na panela, volte a tapar e deixe suar durante mais 5 minutos. Junte os espargos em pedaços e a água onde os cozeu. Deixe ferver até os legumes estarem macios. Adicione o leite, rectifique o sal e deixe retomar fervura. Triture a sopa com a varinha mágica até obter um creme aveludado. Se estiver demasiado espessa adicione um pouco mais de água a ferver.
- Coe a sopa através de um passador chinês e perfume com pimenta moída na altura. Sirva a sopa enfeitada com as pontas espigadas dos espargos.
- Sugestão
- Experimente distribuir pelos pratos servidos um pouco de queijo roquefort, picado em pequenos pedaços.