Ingredientes
- Para 4 pessoas
- 8 folhas de gelatina
- 1 kg de abóbora (limpa)
- 50 g deVaqueiro
- 1 pau e canela
- 250 g de açúcar
- 2 dl de leite
- 400 g de creme lácteo para barrar natural (queijo fresco batido em creme)
- 5 dl de creme culinário Vaquiero para bater e cozinhar
- 360 g de palitos à la reine
- Vinho do Porto
Preparação
- Ponha 4 folhas de gelatina de molho em água fria num recipiente e as restantes 4 folhas de molho noutro.
- Corte a abóbora em cubos pequenos e leve ao lume num tacho com a Vaqueiro e o pau de canela. Deixe suar, tapado, durante cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando. Junte 100 g de açúcar e deixe ferver até o açúcar derreter completamente. Regue com o leite e coza destapado sobre lume brando até o leite se evaporar e a abóbora estar macia. Retire o pau de canela e reduza a abóbora a puré com a varinha. Junte 4 folhas de gelatina previamente escorridas e misture bem. Coloque a tigela dentro doutro recipiente contendo água fria para arrefecer mais rapidamente.
- Bata o creme lácteo para barrar natural com o restante açúcar. Escorra a restante gelatina, derreta-a no micro ondas ou com um pouquinho de água quente e junte ao creme de queijo. À parte bata o creme culinário Vaqueiro até espessar e junte ⅔ ao creme de queijo, envolvendo cuidadosamente. Adicione o restante ao puré de abóbora, que deve estar quase frio e misture suavemente.
- Forre o fundo e as paredes laterais de uma forma de mola com palitos à la reine, humedecidos em Vinho do Porto. Divida os recheios de abóbora e de queijo em duas porções cada e distribua-os em camadas alternadas na forma. Decore a superfície com os restantes palitos, igualmente embebidos em Vinho do Porto e leve ao frigorífico durante algumas horas, ou de um dia para o outro.