Ingredientes
- Para 4 pessoas
- 1,5 kg de gambas
- sal
- 80 g de margarina Vaqueiro
- 2 cebolas
- 500 g de tomate maduro (ou 1 lata de tomate pelado)
- 1 malagueta de piripiri
- 1 colher de sopa de caril
- 1 colher de chá de masala (mistura de especiarias)
- 3 dl de leite de coco
- 50 g de coco ralado
- coentros picados
Preparação
- Coza as gambas em água a ferver temperada com sal durante 2 minutos. Escorra e reserve o caldo da cozedura. Retire as cabeças e descasque as gambas. Introduza de novo as cabeças e as cascas no caldo e leve a ferver sobre lume brando durante cerca de 30 minutos. Triture tudo com a varinha mágica e coe o caldo obtido, através de um passador de rede fina. Reserve.
- Entretanto leve a derreter a margarina Vaqueiro num tacho e aloure aí rapidamente as gambas descascadas. Retire as gambas, ponha-as de lado e junte à gordura as cebolas, descascadas e finamente picadas. Deixe alourar, introduza o tomate, pelado e em bocados, polvilhe com o caril e a masala e mexa. Tape e deixe cozer até o tomate estar macio, adicionando ocasionalmente um pouco do caldo das gambas para não deixar pegar o cozinhado. Regue com o leite de coco e cerca de 1,5 dl do caldo da cozedura dos camarões. Quando retomar fervura, junte o coco ralado e os camarões, tape e deixe cozinhar mais 15 minutos.
- Sirva polvilhado com os coentros picados e acompanhe com arroz solto.
- Sugestão
- Se não gostar de sentir a textura do coco, pode substituir o coco ralado por pasta de coco fresco. Nesse caso deverá dissolvê-la primeiro no leite de coco.
- Coloque sobre a mesa várias tacinhas com banana frita, ananás em bocados, laranja em rodelas, amêndoas torradas e sirva a acompanhar o caril.
- Aproveite o restante caldo da cozedura dos camarões para preparar uma sopa.