Ingredientes
- Para 4 a 6 pessoas
- 600 g de feijão manteiga seco
- sal
- 300 g de pão saloio
- ¼ couve lombarda
- 1 cebola grande
- 100 g de toucinho fresco
- 0,5 dl de azeite
- 2 colheres de sopa de margarina Vaqueiro
- 800 g de carapaus médios
- farinha
- óleo Vaqueiro
Preparação
- De véspera ponha de molho o feijão em água fria. Escorra a água, coloque o feijão na panela de pressão, cubra com água e tempere com sal. Coza durante cerca de 40 minutos.
- Escalde o pão cortado em fatias com água quente. Corte a couve lombarda em juliana fina, lave muito bem e ponha a escorrer.
- Descasque e pique finamente a cebola e leve ao lume com o toucinho cortado em cubinhos pequenos, o azeite e amargarina Vaqueiro. Deixe cozinhar até a cebola começar a alourar. Junte a couve lombarda já cortada, o feijão escorrido e o pão espremido. Regue com parte da água da cozedura do feijão e rectifique o sal. Deixe cozinhar suavemente durante cerca de 30 minutos. Mexa de vez em quando e adicione água do feijão sempre que necessário.
- Entretanto lave os carapaus já amanhados e enxugue-os com papel absorvente. Passe-os por farinha e frite-os em óleo Vaqueiro quente.
- Retire os carapaus, quando estiverem bem fritos, com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel absorvente. Sirva de imediato com o requentado bem quente.