Ingredientes
- Recheio
- 1 colher (chá) de raspas de limão
- 2 xícaras (chá) de goiaba picada
- 1 xícara (chá) de queijo de minas fresco picado
- 1 colher (chá) de sal
- ½ colher (sopa) de óleo
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de óleo para fritura
- ½ colher (sopa) de vodca para a massa, mais 6 colheres (sopa) para o recheio
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 gema de ovo
Preparação
- massa
- Coloque em uma tigela grande a farinha de trigo, abra uma cavidade no centro e despeje o sal dissolvido em ½ xícara (chá) de água morna, a gema, o óleo, a vodca e a manteiga (reservando 2 colheres de sopa). Amasse bem com a ponta dos dedos até formar uma massa homogênea. Se necessário, acrescente mais farinha de trigo. Forme uma bola com a massa, cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Em uma superfície lisa e enfarinhada, abra a massa até ficar bem fina, corte 13 tiras com 5 cm de largura e 15 cm de comprimento. Pincele com a manteiga reservada 13 forminhas de alumínio médias, em formato de cone, próprias para canudinho.
- Enrole uma tira em um cone, começando da ponta, formando um canudo e repita o processo até terminarem as tiras. Forre uma assadeira grande com papel-manteiga e disponha os canudos. Cubra-os e deixe secar por 20 minutos. Frite os canudos, aos poucos, em óleo bem quente. Retire assim que dourarem. Quando os canudos estiverem frios, retire as forminhas com cuidado para não quebrar. Muitas vezes, durante a própria fritura os canudinhos são desenformados.
- recheio
- Coloque em uma panela a goiabada, as raspas de limão, a vodca e 6 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo alto por 5 minutos, mexendo sempre, ou até formar um creme espesso e uniforme. Retire e deixe esfriar. Acrescente o queijo, misture e recheie os canudinhos. Se preferir, salpique açúcar de confeiteiro.