Ingredientes
- Para 8 a 10 pessoas
- ½ galinha (com ovos)
- 1 cebola
- 1 cravinho
- 1 haste de aipo
- 1 cenoura
- ½ alho francês
- sal
- 1 colher de sopa de farinha
- 50 g de margarina Vaqueiro
- pimenta
- cerefólio ou coentros picados
Preparação
- Limpe a galinha de quaisquer penas ou canículas e introduza-a na panela de pressão. Junte a cebola, descascada e espetada com o cravinho, a haste do aipo, lavada, a cenoura, pelada e cortada em palitos e o alho francês, cortado em troços e bem lavado. Tempere com sal e cubra com água. Feche a panela e leve ao lume. Deixe cozer durante 40 minutos após levantar pressão.
- Leve a farinha a torrar levemente sobre lume brando, numa frigideira anti-aderente, mexendo com uma espátula de madeira.
- Abra a panela quando a pressão já tiver escapado, retire a galinha e coe o caldo da cozedura.
- Leve a margarina Vaqueiro a derreter numa panela. Polvilhe com a farinha torrada e mexa até absorver toda a gordura. Regue com 1,2 l do caldo da galinha e mexa com uma vara de arames para dissolver bem a farinha. Deixe engrossar sobre lume brando, mexendo de vez em quando.
- Entretanto, retire os ovinhos da galinha e reserve. Limpe-a de pele e ossos e desfie a carne muito bem. Pique os ovinhos grosseiramente. Junte a galinha desfiada e os ovinhos picados ao caldo, rectifique o sal e tempere com pimenta.
- Sirva bem quente, polvilhado com folhinhas frescas de cerefólio ou coentros picados.
- Sugestão
- Pode enriquecer esta sopa e torná-la mais aveludada se lhe juntar 2 colheres de sopa de natas no final da sua preparação.