Ingredientes
- - 1,5 quilo de lulas inteiras, com a tinta
- - ½ xícara de azeite
- - 1 xícara de cebola bem picada
- - 1 colher de chá de alho bem picado
- - ¼ de xícara de salsinha bem picada
- - sal
- - pimenta do reino
- - 1 xícara de água fria
- - 2 colheres de sopa de farinha de trigo
Preparação
- Limpe as lulas, reservando, cuidadosamente, o saquinho de tinta. Corte as lulas em anéis de 1cm e os tentáculos em dois ou três pedaços.
- Numa frigideira de uns 25cm de diâmetro aqueça o azeite. Acrescente as lulas, a cebola, o alho e a salsinha. Frite em fogo forte por uns 5 minutos, mexendo. Tempere com sal e pimenta. Tampe a frigideira e cozinhe lentamente, por 20 minutos.
- Enquanto isso, amasse os saquinhos de tinta sobre uma peneira, para retirar o máximo de tinta. Despeje e água por cima e amasse novamente. Acrescente a farinha de trigo e misture bem, até que fique liso. Despeje a tinta com a farinha sobre as lulas, sem parar de mexer. Deixe levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe lentamente, por cinco minutos.
- Retire do fogo e deixe descansar por cinco minutos, antes de servir com arroz branco.
- A receita original é tradicional na Espanha é mais charmosa. Mas, para evitar tanto trabalho, a lula já pode ser comprada limpa, 1,250 kg, enquanto a tinta pode ser adquirida em pequenos envelopes, em boas importadoras. Dois saquinhos são suficientes para esta receita, sem prejuízo de paladar.