Preparação
- Sobre o café:
- O café tem três variedades: robusta, arábica e moka, sendo a grande maioria dos cafés encontrados à venda, "blends" de robusta e arábica.Os árabes foram os primeiros a consumir café, por volta do século VIII, sendo então considerado uma mistura medicinal.Somente no século XV o café semelhante à bebida actual foi obtido, com a torrefacção dos grãos, a partir do que rapidamente a bebida se tornou popular em todo o Médio Oriente, tendo a Europa se rendido à tentação do café no século XVII, a partir de Constantinopla.
- Existem inúmeros métodos de preparo do café, de que vamos aqui enumerar apenas algumas:
- - Café "à turca" ou "à grega" (o método mais antigo), preparado no ibrik, uma cafeteira de cobre ou latão e sem tampa onde o café é levado a ferver sobre o fogo três vezes. O café forma uma espuma, que será servida para a chávena juntamente com a infusão (o pó fica na no ibrik)
- - Café "expresso", onde a água muitíssimo quente passa através do café por meio de pressão. O café expresso pode ser preparado em máquinas eléctricas industriais ou caseiras, ou ainda nas cafeteiras não eléctricas, compostas por duas partes - na parte de baixo coloca-se a água, a seguir, um filtro tipo rede onde fica o pó de café, e firmemente atarrachada à primeira, uma outra parte. A cafeteira vai ao fogo (hoje também as há para forno de micro-ondas), a água que está embaixo ferve, passa pelo pó de café e fica armazenada em cima.
- - Encontramos ainda o popular e conhecido filtro de café. Inicialmente o saco era de flanela, até que uma dona de casa alemã, a Sra. Melitta Bentz descobriu as virtudes de substituir a flanela por papel. Este sistema tanto é utilizado para preparo manual, com um suporte próprio onde se deita a água fervendo sobre o pó de café como também quase todas as marcas de electrodomésticos colocam no mercado cafeteiras eléctricas, que vieram facilitar muito o nosso dia-a-dia.