Preparação
- Toma-se uma porção de cabeça de porco, salgada, que se vende a peso, escolhendo-se a parte que tenha a orelha, escalda-se e raspa-se, de modo que fique muito clara e livre de pêlos.
- Põe-se numa panela com água e feijão branco, leva-se ao lume e deixa-se ferver até que carne e feijão estejam cozidos; em seguida deita-se hortaliça na panela e deixa-se ferver até cozer esta; finalmente, tempera-se a panela com chouriço de sangue, convenientemente picado com uma agulha comprida, o qual coze rapidamente.
- Esta iguaria dá geralmente dois pratos. O feijão, com parte da hortaliça, e com o caldo, dá uma sopa; o resto da hortaliça, com a cabeça de porco cozida e o chouriço de sangue, dá um segundo prato.
- Segundo o nosso gosto, esta preparação seria modificada do seguinte modo: A hortaliça seria cozida à parte, em vasilha descoberta e depois fervida com o resto resultante da passagem do feijão com o caldo através do passador. A cabeça de porco seria servida cortada em pedaços, depois de completamente limpa dos ossos.