Ingredientes
- Para 4 a 8 pessoas
- 100 g de corintos
- 150 g de frutas cristalizadas
- 1 dl de Vinho do Porto
- 250 g de açúcar
- 250 g de Vaqueiro
- 8 ovos
- 300 g de farinha
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 1 colher de sopa de canela em pó
- ½ colher de café de cravinho moído
- 1 dl de leite
- 150 g de nozes
- 150 g de açúcar em pó
- ½ limão
Preparação
- Ponha os corintos e as frutas cristalizadas, previamente picadas, de molho no Vinho do Porto.
- Bata o açúcar com a Vaqueiro até obter um creme fofo e esbranquiçado. Separe as gemas das claras, reservando 2, à parte, noutro recipiente. Adicione as gemas, uma a uma batendo sempre. Escorra as frutas e junte o Vinho do Porto à massa. Peneire a farinha com o fermento e com a canela e junte à massa, alternando com o leite e com as claras batidas em castelo bem firme.
- Enxugue as frutas cristalizadas e as passas em papel absorvente e polvilhe-as com farinha, rale as nozes grosseiramente e incorpore todos os frutos na massa, envolvendo suavemente.
- Deite numa forma previamente untada e polvilhada com farinha e coza em forno moderado (180° C) durante cerca de 60 minutos. Depois de cozido, desenforme sobre uma rede e deixe arrefecer.
- Bata as claras reservadas em espuma, junte-lhes o sumo do limão e o açúcar em pó e continue a bater até obter um merengue espesso. Cubra todo o bolo com o merengue preparado com a ajuda de uma espátula.
- Sugestão
- Enfeite a seu gosto com flores, frutas cristalizadas ou outras decorações a seu gosto.
- Por norma, as frutas cristalizadas estão cobertas com uma espessa camada de açúcar. Antes de as picar lave-as em água quente corrente para lhes retirar o excesso de açúcar.