Ingredientes
- Para 6 a 8 pessoas
- 2 pãezinhos de leite
- 1,5 dl de vinho tinto
- 150 g de margarina Vaqueiro
- 150 g de açúcar
- 2 colheres de sopa de mel puro
- 1 colher de sobremesa de canela em pó
- 5 ovos
- 250 g de farinha
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 2 maçãs reinetas pequenas
- 50 g de miolo de noz
- 50 g de miolo de amêndoa
- 50 g de corintos
- açúcar em pó
- 250 g de frutas cristalizadas
Preparação
- Corte os pãezinhos em pedacinhos muito pequenos. Coloque-os dentro de um recipiente fundo e regue com o vinho tinto. Mexa muito bem para embeber o pão.
- Bata a margarina Vaqueiro amolecida com o açúcar, o mel e a canela até ficar em creme. Junte o pão embebido no vinho e bata a mistura com uma vara de arames. Adicione as gemas e misture bem.
- À parte bata as claras em castelo bem firme.
- Peneire a farinha com o fermento e incorpore na mistura de pão, alternando com as claras em castelo, envolvendo suavemente, sem bater.
- Descasque e corte as maçãs em cubinhos. Pique grosseiramente o miolo de noz e de amêndoas, misture com os corintos e junte as maçãs e os frutos secos à massa, envolvendo suavemente.
- Deite a massa numa forma previamente untada com margarina Vaqueiro e polvilhada com açúcar e coza em forno moderado (180º C) durante cerca de 50 minutos.
- Desenforme o bolo sobre uma rede e deixe arrefecer. Depois de frio polvilhe com açúcar em pó e faça desenhos com canela. Enfeite com as frutas cristalizadas, previamente demolhadas em água quente, para lhes retirar o excesso de açúcar, e cortadas em bocadinhos.