Ingredientes
- Para a massa:
- 500 g de farinha
- 25 g de fermento de padeiro
- 100 g de açúcar
- 3 ovos
- 75 g de manteiga
- 10 g de sal
- raspa de ½ limão
- 1,5 dl de Rum
- 2 dl de leite morno
- Para o recheio:
- 5 dl de leite
- 1 vagem de baunilha
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de farinha maisena
- 175 g de açúcar
- 4 ovos
Preparação
- Aqueça os 2 dl de leite sem o deixar ferver. Peneire a farinha. Abra os ovos e junte-os, sem os bater, numa tigela. Lave e raspe a casca de limão. Coloque o óleo na frigideira. Coloque 200 g de farinha numa tigela, abra um buraco ao meio e junte o fermento. Deite um pouco de leite morno e amasse com as pontas dos dedos. Continue a juntar leite morno e amasse muito bem até obter uma massa homogénea. Tape com um pano e deixe levedar até dobrar de volume.
- Depois da massa levedada, coloque à parte numa tigela grande, a restante farinha e misture o açúcar, os ovos, a manteiga cortada em pedaços, o sal, a raspa de limão e o Rum. Acrescente o fermento levedado e amasse até que a massa se desloque do recipiente. Tape de novo com um pano e deixe levedar novamente.
- Transfira a massa levedada para uma superfície de trabalho polvilhada com a farinha. Amasse-a durante mais alguns minutos e de seguida, forme bolas do tamanho que desejar. Tape-as de novo com um pano e deixe levedar por mais algum tempo. Frite-as em óleo bem quente e quando estiverem douradas de ambos os lados retire-as com o auxílio de uma escumadeira. Deixe-as escorrer sobre um papel absorvente e passe-as depois por açúcar.
- Para o creme de pasteleiro, leve ao lume o leite com a vagem de baunilha aberta ao meio. Quando levantar fervura, retire do lume e reserve. À parte, misture o açúcar com a farinha maisena, a manteiga em pedaços e os ovos e mexa bem. Retire a vagem de baunilha de leite fervente e verta-o em fio sobre o preparado batendo muito bem. Leve tudo ao lume muito brando, mexendo sempre com uma colher de pau, até que o creme fique espesso. Retire do lume e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.
- Depois das bolas de berlim fritas e polvilhadas com o açúcar, faça-lhes um corte no sentido longitudinal e recheie com o creme de pasteleiro frio.
- Importante:
- A massa estará levedada quando o seu volume tiver aumentado para o dobro
- Para que levede mais rapidamente, tape-a com um cobertor e reserve em local morno.
- Para ter a certeza de que as bolas de massa estão bem levedadas, pressione-as com um dedo, o buraco que se formou voltará ao normal.
- O óleo para fritar as bolas deve estar à temperatura de 170ºC.
- Tenha o cuidado de não deixar ferver o creme de pasteleiro para que não se agarre ao fundo do tacho.