Ingredientes
- Para 4 a 6 pessoas
- 10 folhas de gelatina
- 9 gemas
- 375 g + 2 colheres de sopa de açúcar
- 7,5 dl de leite
- baunilha em pó
- 1 l de natas
- 1 ananás fresco ou 1 lata grande de ananás
- framboesas ou cerejas em calda
Preparação
- Ponha a gelatina de molho em água fria.
- Bata as gemas com 375 g de açúcar até obter um preparado muito fofo e esbranquiçado. Leve o leite ao lume e deixe levantar fervura. Retire do lume e junte a gelatinaescorrida.Mexa para derreter a gelatina. Deite o leite sobre o preparado de gemas, a pouco e pouco, mexendo cuidadosamente, até incorporar completamente. Polvilhe com uma pitada de baunilha em póe mexa. Leve a cozer sobre lume muito brando, mexendo sempre, sem deixar levantar fervura. Retire do lume, deixe arrefecer e junte 7,5 dl de natas, previamente batidas. Deite numa forma de anel com 24 cm de diâmetro e 10 de altura, previamente passada por água fria. Leve ao frigorífico até solidificar completamente.
- Desenforme na altura de servir, passando com a ponta de uma faca à volta das paredes da forma para ajudar a descolar das bordas, deixando entrar ar. Volte a forma sobre o prato de serviço e deixe o bavarois descolar por si próprio, sem sacudir.
- Descasque e corte o ananás em rodelas, reserve as mais bonitas e corte as restantes em bocadinhos. Bata as restantes natas com o restante açúcar até obter chantilly, misture com o ananás em bocadinhos e encha o buraco central do pudim com esta mistura. Enfeite o bavarois com o restante ananás e framboesas.
- Sirva bem fresco.