Ingredientes
- 4 kg de carne firme (lombo, pescoço ou peito)
- ½kg de bacon defumado picadinho
- 30 g de cominho em pó
- 4 cebolas bem picadinhas
- 4 folhas de louro
- Sal, alho e pimenta-do-reino a gosto
Preparação
- Pique a carne em pequenos pedaços. Tempere com o sal, a pimenta, o alho e o cominho em pó e deixe descansar para tomar gosto por 2 horas.
- Coloque a carne temperada em uma panela de barro. Acrescente um copo de água e as folhas de louro. Tampe. Faça uma massa bem consistente de farinha de mandioca e água e vede a panela. Para isso, modele uma tira grossa e grande. Contorne com ela a panela, cobrindo o vão entre a tampa e o corpo da panela. Aperte levemente a massa com os dedos até vedar toda a região. Cozinhe em fogo baixo por 12 horas. A carne, desmanchada pelo cozimento prolongado, é servida com farinha de mandioca.
- Curiosidade:
- O barreado é consumido principalmente na região do Paraná. Quando foi criado, era feito em panela de barro onde os ingredientes eram colocados em camadas e regados com vinagre e óleo, sem água. Depois era colocada a tampa da panela e selada com uma mistura de farinha de mandioca e água e ficava cozinhando por quase um dia até a carne desmanchar. O nome surgiu porque a panela ficava completamente vedada.