Ingredientes
- para 4 pessoas:
- - 500 gr. de bacalhau
- - 500 gr. de batatas
- - 1,5 dl. de azeite
- - 1 dente de alho
- - 2 cebolas
- - 2 ovos cozidos
- - azeitonas pretas
- - 5 dl. de leite
- - salsa
- - sal e pimenta
Preparação
- Depois de demolhado o bacalhau, coloque-o num tacho e cubra-o com água a ferver. Tape o tacho e abafe-o com um cobertor, deixando ficar 20 minutos. Em seguida escorra o bacalhau, retire-lhe a pele e a espinha e desfaça-o em lascas. Ponha as lascas num recipiente fundo e cubra-as com leite bem quente, deixando assim durante 2 horas.
- Entretanto, leve as cebolas e o dente de alho, cortadas às rodela, a aloirar no azeite. Junte as batatas cozidas com pele, e já despeladas, cortadas às rodelas. Junte também o bacalhau escorrido. Mexa tudo e não deixe refogar. Tempere com sal e pimenta. Coloque numa travessa e leve ao forno muito quente durante 10 minutos, findo os quais polvilhe com salsa picada. Enfeite com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas. Sirva bem quente.
- Notas : Bacalhau à Gomes Sá - Receita Original- Este receita deve-se ao gênio culinário de José Luís Gomes de Sá, nascido a 7 de Fevereiro de 1851, no Porto. Gomes de Sá desde novo se empregou no comércio de bacalhau, tornando-se armazenista do mesmo, por falecimento do progenitor. Sabe-se que a vida lhe foi madrasta e que, em dado momento, ofereceu a receita, que o imortalizou, ao seu amigo João, dono do Restaurante Lisbonense, situado no 1º andar do n.º 24 da rua do Bonjardim (hoje de Sá da Bandeira), no Porto. A receita aqui apresentada está enunciada corretamente, só diferindo da original - calculada para 12 pessoas -, por se destinar apenas a 4 pessoas.