Ingredientes
- RENDIMENTO: 10 a 12 pessoas
- DICA: Quando houver pressa para dessalgar o bacalhau, lave bem em água corrente e passe bastante farinha de trigo ou de mandioca. Só depois cubra com água, que deve ser trocada de vez em quando.
- 1kg de bacalhau (parte do lombo dessalgado de véspera)
- 700g de batata inglesa
- 2 cebolas bem grandes batidinhas
- 1 xícara de azeite de oliva
- 6 a 8 ovos
- sal
- cebolinha verde (só a parte do talo cortada fininha)
- pimenta-do-reino branca moída na hora
- óleo para fritar as batatas
- Guarnição: alface, salsa e cebolinha verde
Preparação
- ª etapa: Ponha o bacalhau de molho por uma noite, até sair o excesso de sal (trocar a água várias vezes). Lave o bacalhau em água corrente, retire as peles e espinhas e, ainda cru, desfie bem fininho. Prove para ver se saiu o excesso de sal.
- ª etapa: Descasque as batatas, corte em palitos ou fatias finas e depois frite em bastante óleo, mas retire do fogo assim que amolecer e antes de corar. Leve ao fogo o azeite com as cebolas batidinhas; deixe dourar, junte o bacalhau bem escorrido, refogue até ficar enxuto e adicione, então, a batata frita. Torne a refogar rapidamente, diminua o fogo e acrescente os ovos batidos inteiros e temperados com sal, uma pitada de pimenta-do-reino e boa porção de salsa e cebolinha picadinha. Mexa com uma colher de pau e retire do fogo, antes que o ovo endureça, isto é, enquanto estiver bem cremoso. Arrume em um prato, enfeite com salsa e alface. Sirva em seguida com arroz branco.
- Se quiser que o bacalhau fique mais cremoso, junte aos ovos na hora de bater 1 xícara de creme de leite ou mesmo leite. Se quiser variar ainda mais essa receita, junte ao refogado de bacalhau dois tomates e um pimentão picadinho sem peles e sementes.