Preparação
- O que são as bebidas desportivas?
- O que tem em comum uma pessoa que treina moderadamente quarenta minutos no ginásio,
- outra que caminha diariamente uma hora para chegar ao trabalho e um atleta que treina disciplinadamente para uma competição?
- Todos suam e tem a necessidade de repor o que o corpo perdeu durante essas actividades. A ingestão de líquidos é fundamental para a saúde do corpo. Durante a prática de actividade física leve, moderada ou intensa, a temperatura corporal sobe e o organismo reequilibra-se eliminando suor. A transpiração provoca a perda de líquidos e sais minerais essenciais à saúde, causando a desidratação. As bebidas desportivas foram criadas para proporcionar a reposição dos líquidos perdidos pelo suor de forma rápida e efectiva.
- A fórmula cientificamente desenvolvida e comprovada deve conter a quantidade ideal de carbohidratos (6%) e sais minerais, que ajudam na absorção efectiva dos fluidos no organismo.
- Porém quando se fala em hidratação e bebidas desportivas, alguns conceitos, muitas vezes infundados, geram dúvidas em relação ao seu consumo.
- Conheça seis dúvidas frequentes sobre hidratação:
- ) A água e os sumos são a forma mais eficiente e rápida de hidratação.
- MITO. A água é um excelente saciador da sede, mas em situações de actividade do corpo, não é um bom rehidratante. Isso porque, além de provocar a sensação de saciedade antes de as pessoas estarem completamente rehidratadas, a água não contém todas as substâncias necessárias para repor o que o corpo perdeu com o exercício. Os sumos e refrigerantes têm uma grande quantidade de carbohidratos que tornam a absorção mais lenta pelo organismo e que acabam por causar aquela indesejada sensação de peso no estômago. As bebidas desportivas, por sua vez contêm carbohidratos e sais minerais que repõem com rapidez e eficiência os líquidos perdidos pelo suor e são absorvidas pelo corpo na mesma velocidade da
- água.
- ) As Bebidas desportivas são somente para atletas. Se pedala 40 minutos, 3 vezes por semana na bicicleta ergométrica não preciso me hidratar.
- MITO. Em actividades moderadas também deve-se repôr o que o corpo perdeu com o suor. Os
- carbohidratos presentes na bebida desportiva serão mais uma fonte de energia para que o
- indivíduo se exercite melhor e por mais tempo. Além disso, eles vão ajudar a preservar e
- restabelecer as reservas de energia, mantendo o pico de energia por mais tempo.
- ) Quando se exercita, pode hidratar-se com água de côco que é um isotónico natural.
- MITO. Justamente por ser natural a concentração de sódio encontrada na água de côco pode variar muito, não repondo correctamente o que se perde com a transpiração. Prefira as bebidas desportivas cientificamente formuladas que oferecem a quantidade ideal de carbohidratos e sais minerais.
- ) Existem limites de ingestão diária de bebidas desportivas.
- MITO. Ao contrário do que se pensa, as bebidas desportivas podem ser consumidas diariamente na quantidade que desejar, porque não causam danos ao organismo de pessoas sadias e fisicamente activas. Eventuais excessos de sais minerais contidos na bebida desportiva
- e não assimilados pelo organismo são naturalmente eliminados pela urina.
- ) Bebidas desportivas não podem ser consumidas por idosos e crianças.
- MITO. As bebidas desportivas podem ser consumidas por qualquer pessoa, inclusive por crianças e idosos.
- Gestantes e pessoas portadoras de certas doenças e disfunções orgânicas como : diabetes,hipertensão, doenças que provocam retenção de líquidos no corpo, somente devem ingeri-la mediante orientação médica.
- ) Não pode beber nada antes nem durante as aulas no ginásio, pois tenho medo de sentir um peso no estômago. Só consumo bebidas desportivas depois dos exercícios.
- MITO. O facto da bebida desportiva não ser gasosa e os seus carbohidratos serem de fácil absorção permite que ela seja absorvida com grande rapidez e que o estágio de permanência
- no estômago seja mínimo, não havendo a sensação de peso causada por muitos alimentos ebebidas. O consumo de bebidas desportivas é recomendável em três momentos: Préhidratação:
- duas horas antes da competição recomenda-se a ingestão de 600 a 800ml.
- Hidratação durante a competição/actividade física: 200 a 300ml a cada 15 ou 20 minutos. Póshidratação:
- recomenda-se repôr o correspondente a 150% do peso corporal perdido.