Ingredientes
- Para 4 pessoas
- 4 folhas de gelatina
- 150 g de arroz carolino
- 1 casca de limão
- 1 l de leite
- 1 vagem de baunilha
- 130 g de açúcar
- 200 g de frutas cristalizadas
- 0,5 dl de vinho do Porto
- 3 gemas
- 2 dl de natas
- cerejas em calda
Preparação
- Ponha a gelatina de molho em água fria.
- Lave o arroz, escorra e coloque num tacho. Cubra com água, junte a casca de limão e leve a ferver até a água se evaporar. Ao mesmo tempo, leve o leite a ferver com a vagem de baunilha aberta. Coe o leite e junte 0,6 dl ao arroz, depois da água se ter evaporado. Deixe ferver durante 45 minutos sobre lume muito brando, mexendo de vez em quando.
- Cerca de 10 minutos antes de terminar a cozedura, adicione metade do açúcar, mexendo bem para o dissolver.
- Entretanto, pique em bocadinhos pequenos as frutas cristalizadas e ponha-as de molho no Vinho do Porto
- Bata as gemas com o restante açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte o restante leite quente em fio sem parar de mexer. Leve de novo a lume vrando, mexendo sempre até engrossar um pouco. Retire do calor, adicione a gelatina escorrida e mexa até derreter.
- Deixe arrefecer e junte ao creme de arroz que também já deve estar quase frio. Incorpore as frutas cristalizadas e as nataspreviamente batidas. Deite o preparado numa forma de gomos e leve ao frigorífico durante algumas horas até prender. Depois de ter colocado o preparado na forma, bata-a levemente sobre a mesa para eliminar as bolhas de ar que se possam ter formado.
- Desenforme na altura de servir e enfeite com folhas de azevinho e cerejas em calda.. Passe as frutas cristalizadas por água quente para lhes retirar o excesso de açúcar e depois enxugue-as bem.