Ingredientes
- 1 kg de carne de porco
- a kg de carne de frango em pedacinhos
- 4 dentes de alho amassado
- 1 colher de sopa de sal
- Preparo:
- Fazer uma "boneca" de gaze com uma colher de sobremesa de pimenta do reino em grãos(triturar levemente com um martelo de carne). Colocar os ingredientes em uma panela de água e cozinhar por duas horas. Coar, reservar o caldo, cortar o frango em pedacinhos, moer a carne de porco. Retirar a casca de um pão italiano ( ou outro se não o tiver) amanhecido, de cerca de 500 gr, e cortá-lo em fatias. Colocar numa vasilha e jogar por cima o caldo em quantidade suficiente para amolecê-lo (ou seja, apenas umedecer) Juntar as carnes e reservar.
- Temperar com:
- 1 colher de sobremesa de pimenta do reino moída
- 1 colher de sopa de colorau
- 1 colher de sopa de páprica picante
- 2 colheres de sopa de salsa picada (de preferência desidratada, para não alterar o gosto)
- 1 colher de sobremesa de "cura" (salitre ou nitrito de sódio)
Preparação
- Misturar todos esses temperos e reservar.
- Colocar numa panela 5 colheres de sopa de azeite, esquentar o fogo e juntar seis dentes de alho. Fritar o suficiente para dourar e jogar sobre a mistura dos temperos. Juntar as carnes e o pão amolecido, misturar. Embutir as tripas de boi compradas secas e pré hidratadas (deixar de molho em água durante 20 minutos). Fazer as lingüiças mais compridas, de forma que seja possível dobra-las em ferradura.
- Para mantê-las nessa posição, amarrar as duas pontas uma próxima da outra com barbante. Pendurar para secar (na sombra, num lugar ventilado) levar ao forno com a porta aberta para desidratar, durante 30 minutos.
- Atenção: toda a lingüiça alheira típica estoura quando frita por causa do pão amolecido.