Preparação
- Mel falso e impuro se tornou lugar comum no mercado hoje, apesar de que todos gostam do mel de abelhas 100% puro. O poblema é que, infelizmente, mel adulterado pode passar por mel puro facilmente. Quando visto na prateleira, é bem difícil dizer qual é puro, e qual não é. Existem algumas formas de identificar qual é qual.
- Verifique o rótulo: Você ficaria surpreso com quantas pessoas ignoram o rótulo dos alimentos antes de comprar, e ficam depois reclamando de terem comprado algo que não queriam. Verifique a marca, e os ingredientes, para ver se não há algum aditivo. As empresas são obrigadas a listá-los, pelo menos na maioria dos países. Se não há menção de aditivos, compre o mel.
- Prove o mel: Se parecer estranho, e o rótulo disser que é puro, existem alguns testes simples que você pode usar para testar a pureza do mel.
- O teste do iodo: Misture uma colher de mel com uma colher de água. Mexa bem, e pingue 3 gotas de lugol (solução de iodo 2%, a venda em farmácias). Misture e verifique a cor. Se escurecer é porque há amido no mel, portanto ele não é puro.
- O teste do copo de vidro: Um copo com água, uma colher de sopa de mel, é tudo que você precisa para este teste. Pingue o mel na água. Se o mel for impuro, ele vai dissolver na água o aditivo mais comum para o mel é melado de cana de açúcar, que dissolve. Se o mel for puro, ele vai ficar junto, e afundar como uma gota firme no fundo do copo.
- O teste da absorção: Derrame algumas gotas de mel em papel borrão, e veja se é absorvido. Se for absorvido, o mel não é puro.
- Se não tiver papel borrão, derrame um pouco de mel em um pano branco, e lave o pano. Se houver mancha de mel, provavlemente ele não é puro.
- O teste da mistura: Misture partes iguais de mel e uma bebida forte. Mexa bem. O mel puro vai assentar no fundo. Mel impuro vai ser dissolvido e vai deixar a mistura leitosa.